domingo, 29 de novembro de 2009

IX OFICINA - UNIDADES 1 E 2 - TP1

O TP 1 traz para leitura e discussão, nas unidades 1 e 2, Variantes linguísticas: dialetos e registros e Variantes linguísticas: desfazendo equívocos. Nesses estudos sobre as várias formas de manifestação da língua, percebe-se a evidência que o ensino da língua portuguesa precisa fazer acerca da valorização dos vários dialetos presentes no nosso mais importante instrumento de comunicação. Acompanhando a cultura nas suas mais diversas maneiras de expressão, a língua desenvolve-se e torna-se elemento marcante na comunidade em que ela é praticada. Dessa forma, entende-se que “A língua é, ao mesmo tempo, a melhor expressão da cultura e um forte elemento de sua transformação. A língua tem o mesmo caráter dinâmico da cultura.” (TP 1, p. 18).
A partir do respeito aos vários dialetos da língua portuguesa e ao que o aluno internalizou desde a sua primeira infância, o seu ensino na escola deve oferecer ao educando as chances de conhecer e entender a norma padrão, como mais uma possibilidade de uso de seu idioma, comparando-a, a partir de atividades significativas, às outras variantes. Esse trabalho, mediado com responsabilidade pelo professor, valoriza, na medida certa, o estudo do dialeto tido como “ mais prestigiado” sem menosprezar os que formam com ele um conjunto bastante rico.
Para socializar e refletir sobre as unidades 1 e 2, formadores e cursistas reuniram-se num grande grupo, dividido entre outros, para realizar uma atividade sobre as variantes lingüísticas. Cada equipe apresentou um texto que valorizava determinada opção de uso da língua, de acordo com a situação comunicativa. Foram apresentados trabalhos que evidenciaram a prática linguística em textos como entrevista de emprego(norma padrão), conversa entre jovens “Find muito loko” (gírias), etc.

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