domingo, 14 de junho de 2009

GESTAR II – OFICINAS



1ª OFICINA INTRODUTÓRIA

DATA: 31/03/09
LOCAL: GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – GERED – TUBARÃO/SC.

Neste encontro trabalhamos os encaminhamentos do programa, tais como:
- planejamento das oficinas;
- cronologia do Gestar II;
- operacionalização do Gestar II: local, transporte, lanche, tecnologias e discussão sobre a carência de recursos tecnológicos.



2ª OFICINA INTRODUTÓRIA

DATA: 14/04/09
LOCAL: CEDUP DIOMÍCIO FREITAS

- Abertura oficial
- Motivação;
- Orientação do programa;

Participaram da abertura: Gerente de Educação, Supervisora de Ensino, Técnicos da GERED, Coordenadora Regional do Gestar II, Formadores de Língua Portuguesa, Diretores e Especialistas das escolas e cursistas.
No momento da abertura, a Gerente de Educação e a Supervisora de Ensino colocaram aos presentes a importância e a necessidade da participação de todos.
Em seguida, a coordenadora do programa iniciou a motivação com uma mensagem: “Conquistando o Impossível na Era do Gelo” , que coloca em forma de animação, os percalços no processo da conquista de objetivos.
Após o momento reflexivo proporcionado pela motivação, foi feita a apresentação do programa e dos formadores, reservando-se um espaço para questionamentos e esclarecimentos acerca do GESTAR II.
Na segunda parte do período, depois do lanche, os formadores reuniram-se com seus cursistas.Cada grupo, em sua sala, seguiu com um planejamento em que foram oportunizadas situações como:
- apresentações, através da “dinâmica dos nós”, que consiste em cada um relacionar três nós feitos em um barbante a etapas da vida, determinantes na sua carreira de educador;
- Esclarecimentos de algumas dúvidas a respeito do curso;
- motivação do grupo com a mensagem “O caderno” de Toquinho, interpretada pelo padre Fábio de Melo, que proporciona uma reflexão sobre como podemos aprender com os erros, e a mensagem “O professor está sempre errado”(Internet), para descontração de todos os professores, que, muitas vezes, sentem-se sem saber o que fazer na busca do melhor para seus alunos.
- Breve manuseio do material, indicação de leitura para casa do Guia Geral e das unidades 9 e 10 do TP3, com anotações de dúvidas a serem esclarecidas no encontro seguinte.


ESTUDO E REFLEXÃO...

DATA: 28/04/09
LOCAL: CEDUP DIOMÍCIO FREITAS

- Leitura e discussão sobre tópicos do Guia Geral, AAA3 e TP3, com manuseio desse material para facilitar o trabalho de todos;
- Leitura e atividade sobre o texto de referência (Ampliando nossas referências), unidade 9;
- Leitura das 3 seções da unidade 10, em grupos, sendo que cada grupo ficou com uma seção para análise e discussão.
- Encaminhamento da “Lição de casa” que cada um deveria fazer com os alunos para relatar no encontro seguinte.


I OFICINA

DATA: 05/05/09
LOCAL: EEB HERCÍLIO LUZ

- Retomada e discussão de alguns pontos das unidades 9 e 10 do TP3( Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado e Trabalhando com gêneros textuais, respectivamente), que destacam questões ligadas à nova conceituação de gêneros dos textos e de tipos de discursos;
- Relato das atividades feitas com os alunos. Cada cursista aplicou a proposta de um dos “Avançando na Prática” correspondentes às unidades 9 e 10. Foram realizadas atividades referentes à produção de biografias e fabulas em verso.
Os professores expuseram, como pontos positivos das atividades, a criatividade praticada pelos alunos e a apreciação, por parte deles, da leitura em voz alta das fábulas, feita pelo professor. Nesses momentos, todos ficavam absolutamente em silêncio para ouvir a contação da professora e “mergulhavam” na história. Houve, no entanto, dificuldades na hora de criarem rimas e de aceitarem que os versos poderiam ser brancos e, mesmo assim, serem ricos e apreciáveis, como também, no momento de escreverem em 3ª pessoa, no caso da biografia. Os cursistas relataram que tais dificuldades foram, na medida do possível, sanadas com mais exemplos de fábulas e de biografias.


II OFICINA

DATA: 19/05/09
LOCAL: EEB HERCÍLIO LUZ

Para uma maior integração dos professores e formadores, a coordenadora apresentou o vídeo “Quem mexeu no meu queijo?”. Em seguida, fez-se uma reflexão sobre a mensagem, abordando-se dificuldades e experiências a partir do comodismo, do medo do novo, da lamentação do tempo perdido, da necessidade do “foco”, chegando-se a uma reflexão maior , que se refere a “quando mudamos o que fazemos, acreditamos no que fazemos.” Concluímos que as dificuldades são pontos motivadores para a mudança.
Cada formador retornou com seu grupo à sala de aula, dando sequência à oficina II – unidades 11 e 12 – TP3( Tipos textuais e a Inter-relação entre gêneros textuais). Houve comentários sobre tópicos das duas unidades, com exposição de notas importantes sobre os conceitos de tipologias textuais, descrição e narração, tipos injuntivo e preditivo, e o reconhecimento dessas sequências tipológicas nos gêneros textuais.
Após essa introdução, aconteceu o relato das atividades desenvolvidas com os alunos. Cada cursista aplicou a proposta de um dos “Avançando na Prática” correspondentes às unidades 11 e 12.
Foram realizadas atividades referentes à:
- análise de tipos textuais em gêneros como anúncio publicitário e notícia de jornal;
- transposição de gêneros, em que uma notícia, por exemplo, é transformada em notícia;
- produção do tipo descritivo, com a caracterização física e psicológica de pessoas e a descrição de objetos (de que mais gostavam).
- produção de tipo narrativo a partir de imagens e discussão sobre o tema que permeia o TP3 (trabalho).
Mais uma vez, o exercício da criatividade, com o empenho da maioria dos alunos, foi o aspecto positivo mais ressaltado pelos cursistas, que também evidenciaram que as crianças, ao descrever seu objeto favorito, fizeram-no com muita objetividade. Já, como dificuldades, foram relatados pontos referentes à organização de um texto em estrofes, durante a transposição de gêneros, a fazer uma caracterização mais profunda, na descrição de pessoas, e, quando a atividade envolvia um jogo, à dificuldade em se seguirem regras.
Para que fossem esclarecidas as dúvidas e facilitada a apreensão do conteúdo trabalhado, os cursistas retomaram o assunto através de exemplos de descrições psicológicas mais detalhadas e de leituras de poemas.


III OFICINA

DATA: 02/06/09
LOCAL: EEB HERCÍLIO LUZ

- Análise e discussão de pontos importantes das unidade 13 e 14 (Leitura, escrita e cultura e Processos da leitura). Nessas unidades, são praticados estudos referentes à:
relação entre a cultura e os usos sociais e funções da escrita nos contextos em que vivemos, evidenciando-se, dessa forma, o conceito de Letramento;
criação de significados, pelo texto e pelo leitor;
importância da definição dos objetivos de cada leitura;
relevância especial dos conhecimentos prévios na produção de significados.

- Relato das atividades realizadas com os alunos. Cada cursista aplicou a proposta de um dos “Avançando na Prática”correspondentes às unidades 13 e 14. As atividades relatadas referem-se à leitura de texto informativo sobre festas populares e pesquisa sobre as várias que ocorrem na região e no país, com a elaboração de gêneros como convites, reportagens e textos informativos acerca do tema.
Segundo os professores, alguns alunos tiveram dificuldades, durante a pesquisa, em resumir as idéias, preferindo sempre a cópia. A maioria, porém, sentiu-se motivada a escrever, já que tinham os objetivos bem definidos para isso, e, também, porque tiveram a oportunidade de expor, principalmente através da oralidade, seus conhecimentos sobre o tema.
As dificuldades foram trabalhadas a partir de novas leituras, com resumo de ideias, para que os alunos percebessem o real objetivo da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário