domingo, 14 de junho de 2009

ESTUDO REFLEXIVO DO TP3

ESTUDO REFLEXIVO DO TP3


O Caderno de Teoria e Prática 3 refere-se basicamente aos gêneros e aos tipos textuais, definindo, com muita objetividade, a diferença entre os dois.
No estudo sobre os gêneros, percebe-se que, desde pequenos, praticamos essas realizações sociocomunicativas através das formas cotidianas de nos expressarmos. Na medida em que vamos crescendo, e praticando novas formas de comunicação oral e ecrita, em novas situações, com novos interlocutores e objetivos, vamos aumentando o número de gêneros usados, e, com isso, ampliando nosso poder de interação com o mundo a nossa volta.
A escola tem, nesse desenvolvimento do potencial sociocomunicativo, o papel fundamental de proporcionar situações de contato com os diversos gêneros que circulam na sociedade.
No trabalho com os gêneros textuais, ainda se observa, no tp3, uma outra classificação, que é o gênero literário, responsável pelo encantamento produzido através das palavras.
Os tipos textuais aparecem bem assinalados, como sequências presentes nos gêneros, sendo que, em todos os momentos, os autores deixam evidente que “os gêneros textuais fundam-se em critérios externos( sociocomunicativos e discursivos) e os tipos textuais fundam-se em critérios internos ( linguísticos e formais)”.
O tema que envolve todo o estudo do caderno é o trabalho, “um dos principais referenciais organizadores do modo de vida e da constituição de valores sociais e pessoais dos membros de uma comunidade.” Os textos estão ligados ao tema, proporcionando um trabalho de compreensão e interpretação mais abrangente e significativo.
As atividades são, intencionalmente, intercaladas aos textos, levando à prática imediata do que foi visto na teoria. São atividades com questões reflexivas, que completam o campo teórico, reforçando os conceitos obtidos sobre gêneros e tipos textuais.

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