ESTUDO REFLEXIVO DO TP4
O Caderno de Teoria e Prática 4 apresenta as unidades 13,14,15 e 16, que abrangem estudos referentes à Leitura , escrita e cultura, O processo da leitura, Mergulho no texto e A produção textual – crenças, teorias e fazeres.
São apresentadas nesse material, reflexões acerca da história da escrita, seus usos na sociedade e funções que exerce juntamente com a leitura, chegando-se ao significado de Letramento. “Atualmente valorizamos muito o aprendizado da leitura e da escrita como experiência letrada. Pensamos que uma pessoa participa ativamente da cultura letrada quanto mais experiências ela tem com diferentes materiais escritos em gêneros textuais diversos.”
A partir do conceito que expõem sobre letramento, funções e usos sociais da leitura e da escrita, os autores colocam os textos muito bem vinculados a atividades que procuram entender e descrever, de forma significativa, determinados aspectos da diversidade cultural que esses textos trazem à tona.
De forma muito atraente, os temas diversidade cultural e a cidade são trabalhados, através de textos como “Festas Juninas”, que apresenta de modo informativo o que acontece nesses “deliciosos eventos populares”, tão praticados em nossas escolas e comunidades. Alguns textos que se referem às etnias e aos conflitos existentes a partir das diferenças são também explorados de forma criativa. Além disso o cotidiano, envolvendo os problemas e as peculiaridades das cidades, é tratado em parágrafos que formam textos bastante reflexivos. As exposições teóricas e práticas relativas a esses assuntos não perdem de vista também a importância da identificação dos gêneros textuais utilizados.
São privilegiados também estudos sobre o significado do texto, em que é lembrado o processo inferencial usado para atribuir significados às leituras que realizamos.
Os objetivos de leitura são bastante evidenciados, pois é a partir desse procedimento que iniciamos a motivação para que a leitura significativa aconteça.
Dando um “mergulho no texto” pode-se perceber a importância das perguntas para que esse “mergulho” seja profundo e para que os leitores “voltem à superfície” com mais qualidade na produção de significados.
Através de textos interessantes, como Admirável mundo louco do livro Este admirável mundo louco de Ruth Rocha, são feitas perguntas e suposições em atividades que pões em prática a referência teórica, ficando claro, para nós leitores, “que as perguntas exigem de nós posturas diferentes com relação às respostas dos alunos.”
De acordo com a teoria proposta, identificar a estrutura do texto é outra postura pertinente ao seu entendimento global. “A compreensão do texto tem muito a ver com a percepção da sua estrutura(...).
O ler para aprender, um dos objetivos mais importantes da leitura, é também evidenciado nas páginas do TP4, como sendo “uma leitura lenta, de apreensão de dados, com várias releituras”.
Quanto à produção textual, tema que envolve muitas teorias, crenças e fazeres, de acordo com os autores do TP, é notória a importância de um trabalho processual no ensino da escrita na escola, pois “todos precisam aprender a escrever para lidar com as diferentes práticas da cultura escrita, estejam elas presentes no nosso cotidiano ou sejam necessárias ao desempenho de diferentes tarefas relacionadas ao nosso trabalho.”
São destacadas também no caderno 4 “algumas dimensões da situação sociocomunicativa como parâmetros para o planejamento e avaliação de atividades de escrita”. A análise dessas dimensões faz com que o trabalho desenvolvido com a escrita seja muito mais relacionado a sua prática social, e, portanto, mais comprometido com o objetivo a que se dispõe.
domingo, 14 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário