sábado, 5 de dezembro de 2009

XII OFICINA - TP2 - UNIDADES 7 E 8

As duas últimas unidades do TP 2, “A arte:formas e função” e “Linguagem figurada”, foram trabalhadas na última oficina do programa. Alunos e professores refletiram sobre as várias possibilidades de manifestação da arte e todos chegaram à conclusão de que ela tem muitas funções.
Atividades com textos como “Serão de junho” e a música “Fantasia”, de Chico Buarque, ajudaram a construir belos momentos de interpretação da realidade e de consciência na liberdade de expressão que a arte nos proporciona.
Com depoimentos dos alunos sobre as formas de arte que eles observam no seu cotidiano, os professores conseguiram abrir caminhos para novas maneiras de as crianças entenderem melhor o que acontece no mundo, lendo-o de uma maneira mais significativa.
A linguagem figurada, com seu poder de transformação do simples dizer em uma nova forma de emocionar e chamar atenção, foi envolvida também em atividades como interpretação e ilustração de poemas e registro de onomatopéias. As várias figuras de linguagem, foram, como o sugerido no caderno, trabalhadas de acordo com o seu significado e não com sua nomenclatura, para não se desviar do verdadeiro objetivo que é oferecer ao aluno oportunidades de conhecimento das inúmeras maneiras que se tem de expressar sentimentos.
Os professores relataram essa última unidade com muito prazer e sensação de uma missão que está longe de ter sido cumprida, pois ainda se tem muito o que fazer para chegarmos a uma Educação que faça pelos nossos alunos o que eles realmente precisam e merecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário