sábado, 5 de dezembro de 2009

XI OFICINA - UNIDADES 5 E 6 - TP 2

Nesta oficina, que se refere às unidades 5 “ Gramática: seus vários sentidos” e 6 “A frase e sua organização,” foram realizadas atividades que destacaram a importância de se valorizar a gramática interna, que faz parte da vida social do aluno, suas aprendizagens com a família, amigos, bem como a frase a oração e o período, como aspectos linguísticos integrantes dessa forma de organização da língua que é a gramática.
Os “Avançando” oportunizaram atividades de interpretação textual e de análise lingüística que levaram os alunos a perceber o quanto uma simples fala de criança ou de amigos em uma situação informal pode ser organizada a partir da gramática. Observaram também que a passagem pela escola visa, entre outros objetivos, desenvolver sua capacidade de comunicação nas várias situações do cotidiano e que, por isso, estuda-se a gramática normativa. Essa,porém, não deve se tornar único objeto de estudo, o que acabam fazendo muitos professores, denominados, por isso, “gramatiqueiros”. Os cursistas enfatizaram os aspectos positivos da gramática descritiva, entendendo-a como o caderno 2 traz: “ o conjunto de regras que o observador da língua procura compreender e explicar.
Atividades da unidade 6, como produção de texto a partir de uma imagem, frases que ilustraram várias situações, como uma pessoa chamando alguém, com raiva , com carinho, descrição de situações lingüísticas , como os vários usos do verbo “ haver” dentre outras, fizeram parte da prática pedagógica sugerida pelo programa e administrada pelos professores em sala de aula.
Segundo seus relatos as atividades foram realizadas com muito aproveitamento por parte dos alunos, que a cada dia sentem-se mais motivados a participar dos trabalhos
sugeridos pelos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário