sábado, 5 de dezembro de 2009

XII OFICINA - TP2 - UNIDADES 7 E 8

As duas últimas unidades do TP 2, “A arte:formas e função” e “Linguagem figurada”, foram trabalhadas na última oficina do programa. Alunos e professores refletiram sobre as várias possibilidades de manifestação da arte e todos chegaram à conclusão de que ela tem muitas funções.
Atividades com textos como “Serão de junho” e a música “Fantasia”, de Chico Buarque, ajudaram a construir belos momentos de interpretação da realidade e de consciência na liberdade de expressão que a arte nos proporciona.
Com depoimentos dos alunos sobre as formas de arte que eles observam no seu cotidiano, os professores conseguiram abrir caminhos para novas maneiras de as crianças entenderem melhor o que acontece no mundo, lendo-o de uma maneira mais significativa.
A linguagem figurada, com seu poder de transformação do simples dizer em uma nova forma de emocionar e chamar atenção, foi envolvida também em atividades como interpretação e ilustração de poemas e registro de onomatopéias. As várias figuras de linguagem, foram, como o sugerido no caderno, trabalhadas de acordo com o seu significado e não com sua nomenclatura, para não se desviar do verdadeiro objetivo que é oferecer ao aluno oportunidades de conhecimento das inúmeras maneiras que se tem de expressar sentimentos.
Os professores relataram essa última unidade com muito prazer e sensação de uma missão que está longe de ter sido cumprida, pois ainda se tem muito o que fazer para chegarmos a uma Educação que faça pelos nossos alunos o que eles realmente precisam e merecem.

XI OFICINA - UNIDADES 5 E 6 - TP 2

Nesta oficina, que se refere às unidades 5 “ Gramática: seus vários sentidos” e 6 “A frase e sua organização,” foram realizadas atividades que destacaram a importância de se valorizar a gramática interna, que faz parte da vida social do aluno, suas aprendizagens com a família, amigos, bem como a frase a oração e o período, como aspectos linguísticos integrantes dessa forma de organização da língua que é a gramática.
Os “Avançando” oportunizaram atividades de interpretação textual e de análise lingüística que levaram os alunos a perceber o quanto uma simples fala de criança ou de amigos em uma situação informal pode ser organizada a partir da gramática. Observaram também que a passagem pela escola visa, entre outros objetivos, desenvolver sua capacidade de comunicação nas várias situações do cotidiano e que, por isso, estuda-se a gramática normativa. Essa,porém, não deve se tornar único objeto de estudo, o que acabam fazendo muitos professores, denominados, por isso, “gramatiqueiros”. Os cursistas enfatizaram os aspectos positivos da gramática descritiva, entendendo-a como o caderno 2 traz: “ o conjunto de regras que o observador da língua procura compreender e explicar.
Atividades da unidade 6, como produção de texto a partir de uma imagem, frases que ilustraram várias situações, como uma pessoa chamando alguém, com raiva , com carinho, descrição de situações lingüísticas , como os vários usos do verbo “ haver” dentre outras, fizeram parte da prática pedagógica sugerida pelo programa e administrada pelos professores em sala de aula.
Segundo seus relatos as atividades foram realizadas com muito aproveitamento por parte dos alunos, que a cada dia sentem-se mais motivados a participar dos trabalhos
sugeridos pelos professores.