Resumo Reflexivo do TP 5
O TP5 aborda aspectos relativos à Estilística, Coerência e Coesão textual e às Relações Lógicas no Texto.
Com o tema “ Mídia de Comunicação de Massa e Tecnologia”, os conceitos e explicações acerca da Estilística são conduzidos de modo que se reflita sobre o estilo, desde aquele que pode caracterizar cada um de nós até o que se enquadra no domínio da linguagem, que liberta em certo grau, as manifestações da língua em relação à Gramática, que estuda seus elementos. A Estilística, portanto, “estuda a linguagem que se cria com esses elementos”.
Com atividades que reforçam os conceitos, o estudo vai se tornando mais prazeroso a cada poema, com suas “aliterações”, “assonâncias” e palavras bem escolhidas pelos poetas, assim como, em cada texto criativo, com suas “frases” e “enunciados” que “exalam” o estilo do autor.
A partir da idéia de que a soma das partes é que vai formar um todo harmonioso, compreensível e lógico, o caderno direciona as reflexões referentes à coerência textual, cujo significado está ligado à “possibilidade de atribuir uma continuidade de sentidos a um texto”, de forma que ele seja um todo significativo e que sua leitura, interpretação e tessitura se construam com sentidos que vão além do próprio texto. O tema aqui é “Meio Ambiente”, referido, também, como um todo harmonioso, cujas partes devem ser preservadas, para que a vida, assim como o texto, tenha sentido.
O conhecimento prévio que somamos a cada leitura e escrita é também parte desse conjunto significativo, contribuindo para a completude de muitos subentendidos e para a identificação de muitos “fios condutores”.
Esses “fios” que conduzem ao entendimento total do texto são “costurados” pelas “agulhas” da coesão textual, “combinando-o” no seu interior, ligando suas partes. “Esses dois aspectos de construção textual – a coerência e a coesão” são responsáveis pela interpretação significativa de um texto”
Com muita propriedade, os autores do caderno retomam palavras como “elo” ou “laço coesivo”, “cadeia coesiva” para esclarecer a idéia do “entrelaçamento” dos enunciados bem como explicam outros termos gramaticais como “morfemas livres ou presos” e “frase”, já que essas unidades fazem a lógica textual acontecer.
Essa lógica é responsável pela “recuperação de significados implícitos” cuja referência pode(deve) ter ocorrido em alguma outra parte do texto, mesmo que sutilmente.
Todo esse estudo, regado a muitas atividades, esclarece e evidencia a importância da análise do texto como um todo significativo pertinente a cada situação de comunicação em que ocorre. Cada prática levada à sala de aula torna o estudo da Língua Portuguesa um exercício de efetiva construção de conhecimentos.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)